-->

[RESENHA] Goosebumps: A Praia Fantasma, de R. L. Stine

Quem foi criança dos anos 90 deve se lembrar se não dos livros (que chegaram a vender mais 250 mil cópias por todo o mundo e entrou para o livro dos recordes) da série de TV Goosebumps. Eu amava a série e cheguei a ler alguns dos livros que, se não me engano, vieram como brinde da revista Veja KID+ (alguém tão velho quanto eu por aí?), eram umas edições bem simples com folha de jornal e capa sem orelha.

Então, quando tive que escolher os livros do Desafio do Helloween Literário não consegui deixar de colocar na lista uma das histórias mais marcantes, Praia Fantasma. Nesse livro conhecemos os irmãos sardentos Terri e Jerry e logo no início descobrimos que as sardas são uma marca registrada da família Sadler.


A história é narrada em primeira pessoa pelo medroso Jerry, mas que ao mesmo tempo consegue ser bem corajoso para acompanhar sua irmã em suas peregrinações por cemitérios em busca de lápides interessantes para serem desenhadas. Um passatempo um tanto quanto estranho.

Os irmãos vão passar a temporada de férias na casa de praia, na Nova Inglaterra, de um casal de primos distantes, Brad e Agatha, e quando resolvem explorar os arredores acabam vendo no alto das rochas -  perto do quebra-mar - uma caverna grande e escura de onde vinha um assobio tenebroso e fantasmagórico. Assustados, Terri e Jerry saem correndo e acabam esbarrando com Sam, Louisa e Nat. Os três contam aos Sadler que naquela misteriosa caverna vive um fantasma que tem assombrado a praia há anos e pedem a Jerry e a Terri que os ajudem a se livrarem dele. O curioso é que Sam, Louisa e Nat também são cheios de sardas.

R. L. Stine dá uma aula de como construir personagens com personalidades marcantes, tendo cada um sua peculiaridade, e como criar um clima tenso de suspense em apenas 80 páginas. Apesar de ser um livro claramente voltado para o público infantil, eu arriscaria dizer que jovens adultos medrosos como eu que queiram se aventurar em um suspense de arrepiar vão amar as histórias de Goosebumps. E aqueles que já tinham lido alguns dos livros quando criança vão curtir uma boa dose de nostalgia.


CONVERSATION

10 comentários:

  1. Não conhecia. Acho que já ouvi falar sobre esses livros e da série de TV aqui no seu blog, você já os citou em algum vídeo né? Se eu me lembro bem.
    Gostei da resenha, acho que vou ler, deve ser muito bom, adorei essa capa, me deixou beeem curiosa, desde o primeiro segundo que eu a vi.
    Falando sobre um outro post (vídeo) seu, que eu até cheguei a comentar, que você fala sobre Peter Pan, finalmente criei coragem e estou lendo o livro, posso te dizer sem dar spoiler nenhum que estou gostando muito. Peter Pan o Filme, com Jeremy September é bem semelhante e inspirado nesse livro, tem muitas coisas parecidas, mas eu tenho algo a acrescentar sobre Peter: ele é realmente arrogante e orgulhoso, não se parece muito com os Peter's dos filmes, para falar a verdade, mas eu estou amando o livro, de verdade, eu acho que vale muito a pena ler. Espero que quando você, assim como eu, criar coragem para ler, goste dele e faça uma resenha, hahaha.
    Adorei sua resenha, acho que vou colocar na minha lista, beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carla! Eu já criei coragem e li e AMEI! É muito bom mesmo! :)

      Excluir
  2. Nossa, 80 páginas e causou todo este impacto em ti Babi, fiquei curiosa, vou dar uma olhada assim que tiver a oportunidade!
    Adorei!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lê sim, Joi! Você vai se ~arrepiar ~ (piadinha ridícula hahaha)

      Excluir
  3. Eu era criança nos anos 90 e nunca li nem vi a série, mas já ouvi TAAAAAAAANTA gente falar, e sempre tão positivamente que eu to tipo louca pra ler hahahah acho que assim que eu encontrar pra comprar eu levo pra casa!
    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá perdendo um ótimo suspense para medrosos :B

      Excluir
  4. Babi, isso me fez lembrar de um acontecimento recente... Eu ainda não falava inglês quando passava Goosebumps na tv, então esse nome pra mim era simplesmente o nome da série e ponto. Só fui pensar sobre o nome há uns 2 anos, e então tive aquele estalo: "Carácoles! Goosebumps significa arrepios! Que genial!!!" Hahahaha E tipo... Nem é genial, sabe? É só a tradução. Hahaha

    Enfim.
    Olha, vou seguir sua dica. Danem-se todos os livros que estão na minha lista! Hahahah

    Beijinho!
    Mona
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BAHAHAHAHHAHAHHA amei sua história, Mona! Mas realmente, quando eu assitia eu não fazia ideia do significado, achava que era só um nome arrepiante (hã?! Hã?! hahaha)

      Beijinhos!

      Excluir
  5. eu vou comprar esse livro com certeza

    ResponderExcluir
  6. O filme me fez lembrar várias coisas pequenas na série e um outro livro. Descobriu-se melhor do que eu esperava! Goosebumps monstros e arrepios é uma boa combinação de aventura e comédia é divertida e consegue agradar tanto que sabem o que vai ver e aqueles que nem sequer sabem da existência de livros ou série. Não é um filme perfeito, mas tem vários elementos em seu favor, também aproveita os monstros apresentados para inclusão em situações engraçadas.

    ResponderExcluir

Voltar
ao topo