strong, b { font-weight: 700; } -->
--- menu fixo original ---

RESENHA: Todos os meus amigos são super-heróis, de Andrew Kaufman


Sabe aquele livro que te encanta logo de cara pela capa? Pois é, Todos os meus amigos são super-heróis entrou para a minha lista de "ops, escolhi pela capa". E não só por isso, tenho uma tara toda especial por títulos longos :)

Mas antes de escolher esse livro para ler eu dei uma olhadinha na sinopse e adorei. À primeira vista pode até parecer uma leitura mais juvenil ou até mesmo infanto-juvenil, por causa da capa fofa e por conter ilustrações ao longo da narrativa. Só que, se você julgou esse livro pela capa, você vai se deparar com uma história que ironiza muitas características nossas e com uma narrativa que podemos chamar de poética.

Imagina que o mundo transformou-se no mundo dos sonhos do Magneto, do X-men. Ah. Não sabe quem é Magneto? Não gosta de X-men? NÃO CONHECE X-MEN?! Bom, então deixa eu tentar explicar de outra forma.


Tom é um cara normal e esse é seu grande diferencial, uma vez que vive em um mundo onde todos possuem algum tipo de superpoder. Mas não estou falando de superpoderes como controlar o clima, atirar lasers pelos olhos, conseguir ler mente de pessoas. Estou falando de superpoderes como fazer com que todos os dias sejam domingo ou fazer com que a cama se arrume sozinha. E tudo bem ser um cara normal no meio de tantos super-heróis, já que um dia todos também foram normais antes de descobrirem seus superpoderes. No entanto, ser um cara normal passa a ser um fardo pesado quando, na festa de seu casamento com a Perfeccionista (acho que o superpoder dela é autoexplicativo, certo?), ele passa a ser invisível aos olhos dela.

Depois de longos meses tentando fazer com que a Perfeccionista perceba que ele não simplesmente sumiu, apenas está invísivel; e depois de muitos meses frustrantes que a Perfeccionista esperou ansiosamente pela volta de Tom, ela decide que está na hora de largar tudo e resolve se mudar para o Canadá para levar uma vida perfeita. Em um último ato de desespero, Tom compra passagem para o mesmo avião que a Perfeccionista. Porém, também compra a passagem de volta e decide que se não conseguir convencê-la até eles aterrissarem em solos canadenses, ele seguirá sua vida sem ela.

"Tom entrou no quarto e ficou entre as duas caixas. Olhou para a que dizia 'NAMORADO' e olhou para a que dizia 'AMIGO'. Tomou a decisão muito rápido. Com passos ligeiros, ficou de frente para a caixa que dizia 'AMIGO'. Pegou-a, ergueu-a bem alto e colocou-a dentro da caixa que dizia 'NAMORADO'. Então deu meia-volta, pegou a Perfeccionista e colocou-a dentro das caixas. Entrou com ela. Pela manhã, não restava muito de caixa alguma." (p. 61)

A narrativa do livro é formada por flashbacks, com os quais vamos conhecendo melhor os protagonistas. Também somos bombardiados com uma espécie de "catálogo" de super-heróis com os poderes mais variados possíveis. De certa forma eu não gostei muito desse "catálogo", pois achei tão legal e me peguei rindo de alguns que fiquei com aquele gostinho de quero mais. Consegui imaginar muitas cenas cômicas que o autor podia ter explorado com todos os personagens apresentados. Mas fiquei satisfeita com as risadas e sorrisos que o Andrew Kaufman conseguiu roubar de mim.

Kaufman apresentou um estilo de escrita bem peculiar. Ele conta a história de Tom utilizando metáforas e muitas vezes utilizando algumas expressões de forma bem literal. Por exemplo, para curar um ataque cardíaco, um médico abre o peito do paciente como se fosse um capô de um carro e começa a remover do coração todos os amores passados e frustrados. Ou então, para mostrar o quão apaixonado e o quanto ama sua namorada, um cara literalmente arranca o coração do peito e envia para ela pelos Correios.

Não sei se Todos os meus amigos são super-heróis vai agradar por completo a todos, mas tenho certeza que, se não agradar, ao menos vai proporcionar uma leitura leve e rápida (são apenas 113 páginas!). Então, espero que eu tenha conseguido atiçar a curiosidade de vocês, espero que vocês leiam para tirar as próprias conclusões e venham debater o que acharam aqui comigo ;)

ATENÇÃO: A editora LeYa está realizando um sorte do livro Todos os meus amigos são super-heróis! Corre e clique neste link e participe! :)


CONVERSATION

14 comentários:

  1. Babi, tô com esse livro em ebook e doida pra ler! Também solicitei pela capa, mas parece ser bem divertido, né? rs
    Esperava uma coisa completamente diferente e acho que vou me surpreender ^^
    Amei a resenha!
    Beijão.

    www.missthay.com

    p.s: também tenho um fraco por títulos grandes, rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thay, acho que você vai gostar sim!
      O final é simplesmente MUITO fofo :)

      Beijos!

      Excluir
  2. Adoro livros que criticam nós mesmos e nos fazem pensar.
    Achei a capa da obra linda e a sinopse super fofa <3.
    Quero muito ler!

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adoro, Inês! E ainda mais quando o autor consegue fazer isso de uma forma tão sutil que aposto que tem muita gente que nem reparou a crítica que ele faz ;)

      Beijos!

      Excluir
  3. Gente, quanta coisa diferente, em um livro só!
    Adoro essas coisas, que fogem do comum, que surpreender. Ainda não tinha ouvido falar nesse livro e super estou curiosa, agora.
    Além do mais, curtinho desse jeito, dá pra ler em um fim de tarde!
    Beijos Babi!!

    subexplicado.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Dá mesmo, é um livro bem leve e rápido de ler. Mas eu preferi ler aos pouquinhos porque não queria me despedir dele tão rápido ;p

      beijos!

      Excluir
  4. Nossa Babi, voce com certeza chamou minha atençao para esse livro kkk achei super inédito, deve ser um enredo extremamente gostoso de se ler e gostei mais ainda pelo livro ser curtinho! Vou ver se ainda dá tempo de participar do sorteio =)
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Van, achei bem parecido com Realismo Fantástico :)
      Acho que você vai gostar!

      Beijos!

      Excluir
  5. Vi seu recado no skoob e vim correndo pra ver, e acabei de constatar que tenho que ler esse livro, otima resenha :)
    brubs
    contodeumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ebaaa, que bom que veio, Brubs!

      Fico muito feliz que tenha gostado! :D

      Beijos!

      Excluir
  6. Eu também sou apaixonada por títulos grandes, haha. Tanto é que meu livro terá um título enorme... pelo visto já sei que terei uma leitora, né? kkkk preciso desse livro <3
    Estou participando da promoção!!!
    Postagem nova no meu blog, corre pra ver!!! http://trezeparameianoite.blogspot.com.br/2014/04/os-anjos-estao-chegando.html#.Uz1nUqhdW4k

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Clara! Se o título é enorme, com certeza já tem uma leitora garantida! Mas mesmo se o título for curto, pode contar comigo ;)

      Beijos!

      Excluir
  7. Muito boa a resenha, já estava com vontade de ler antes, agora muito mais. Parabéns ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigada, Adriana! Lê sim quando puder, vale a pena ;)

      E volte sempre também hahaha

      beijos!!

      Excluir

Voltar
ao topo